SUGESTÕES DE LIVROS

26/10/2011

LIVRO 

Flatland (em português “terra plana”) é uma obra publicada em 1884 pelo professor, educador e teólogo inglês Edwin A. Abbott (1838-1926).

"Flatland" é sobre o mundo que não vemos e por isso evoca questões transcedentais como quarta dimensão, universos paralelos, dimensões invisíveis, e por aí vai, progressivamente adentrando no controverso terreno espiritual.

 

Flatland é um mundo bidimensional, ou seja, as coisas não têm altura, só largura e comprimento. É como o mundo seria se vivesse-mos numa folha de papel. Pra tornar as coisas mais legais, os habitantes deste mundo são polígonos: triângulos, quadrados, hexagonos, círculos, etc, e a conservadora hierarquia social é dada pelo número de lados de cada pessoa - quanto mais lados, mais nobre é o cidadão desta legítima Terra Plana. Assim os triângulos constituem a classe mais baixa de Flatland (exceto os equiláteros, cuja perfeição é muito apreciada); os quadrados vêm logo em seguida e assim por diante até o nobílissimo Círculo, cujo número infinito de lados lhe garante a condição de Rei. Como não dispõem da vista superior, os habitantes de Flatland enxergam um ao outro na forma de segmentos de reta (que é como se pareceria um polígono se você pudesse vê-lo de frente). Então a única maneira que um morador de Flatland tem para saber o número de lados de outro é tateando o companheiro ou então avaliando a diferença de constraste provocada por uma névoa sempre presente em Flatland, que também permite distinguir profundidades.


"Flatland" foi escrito no final do século XIX e o autor embutiu em seu livro uma sátira à condição submissa das mulheres da época: em Flatland as mulheres são linhas, não tem nem sequer largura, e por isso estão abaixo até mesmo dos vulgares triângulos na escala social. Como são pontudas, as mulheres são consideradas extremamente perigosas porque podem desastradamente perfurar algum desavisado transeunte. Além disso elas podem ficar invisíveis, bastando ficar de frente para o observador. Genial. Pena que tenha gente que não entenda a piada e interprete isso como sinal de misoginia do autor.

 

Bem, o livro é delicioso enquanto explica o funcionamento e os protocolos de Flatland. Mas a história fica melhor ainda quando o personagem principal, Quadrado - geômetra do reino - começa a narrar suas viagens a outros mundos: a pontolândia - onde os habitantes não tem dimensão - a linhalândia - onde todos são segmentos de reta - e a espaçolândia - mundo como o nosso onde Quadrado é guiado por uma esfera que lhe explica que há outros mundos ainda, com 4, 5 ou mais dimensões. Quando volta ao seu país e tenta convencer os outros habitantes de que existem outros mundos além das duas dimensões, Quadrado é massacrado pelo dogmatismo da classe dominante e preso pelo resto dos seus dias, por espalhar idéias heréticas.


Comentário sobre o livro: Bíblia de Estudo da Profecia – pg. 1128 – “Quando Deus toca nas coisas deste mundo, seus milagres são “naturais” para Ele, mas sobrenaturais para os finitos humanos. Os habitantes de Flatland reagiram ao visitante esférico com ceticismo, credulidade, ou razoável crença; os seres humanos fazem o mesmo em reação aos milagres de Deus”.


                                                                                                            27/10/2011


LIVRO 

COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS (ed. original em língua inglesa How to win friends and influence people, 1936) é um livro da autoria do estadunidense Dale Carnegie, destinado a desenvolver estratégias comunicativas e de ajuda entre pessoas.

SUMÁRIO
Livro voltado para a arte de se relacionar com as pessoas, técnicas simples, porém, de extrema eficácia nos relacionamentos interpessoais. Com experiências vivenciadas pelo próprio autor e outras ocorridas em sua época por pessoas a sua volta, Dale Carnegie, em linguagem simples, ensina a arte nos relacionamentos.
A primeira publicação da obra foi em 1936, com uma tiragem de apenas cinco mil exemplares, devido ao fato de não serem previstas vendas acima desse número. "O livro tornou-se, do dia para a noite, um êxito estrondoso", disse Dorothy Carnegie, a esposa de Dale. "Como fazer amigos e influênciar pessoas conquistou seu lugar na história da editoração como um dos best-sellers internacionais de todos os tempos. O livro tocou num nervo e preencheu uma necessidade humana que estava além de uma simples moda gerada pelos dias que sucederam à Depressão...".


Para refletir

" A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo." (Galileu Galilei)

“A perfeição de um círculo não está na sua grandeza, mas na sua redondeza – Deus, o Pai, é o grande círculo que encerra tudo; Jesus não espera que tenhamos o mesmo tamanho de Deus, porém que tenhamos o Seu caráter.” (Pr. César Castellanos)

“Meu amor por Deus é medido no amor que tenho pela pessoa que mais desprezo” (Pr. Reinaldo)

"Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abarca o Universo." (Autor: Albert Einstein)

"A neve e a tempestade destroem as flores, mas nada podem contra a semente." (Gibran Khalil)

“Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se! Você quer ser feliz para sempre? Perdoe!” (Tertuliano)

“As melhores e mais belas coisas no mundo não podem ser vistas, ou mesmo tocadas. Podem ser sentidas, todavia, pelo coração.” (Helen Keller – deficiente visual e auditiva)