JOGOS

TORRE DE HANÓI 

A Torre de Hanói é um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, onde num deles, são dispostos discos uns sobre os outros em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação e num menor número possível de movimentos. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.

As  Torres  de  Hanói  têm   sido   tradicionalmente   consideradas   como   um   procedimento   para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.

 Soluções


 É interessante observar que o número mínimo de "movimentos" para conseguir transferir todos os discos da primeira estaca à terceira é 2n-1, sendo “n” o número de discos. Logo:

Para solucionar um Hanói de 4 discos, são necessários 15 movimentos

Para solucionar um Hanói de 7 discos, são necessários 127 movimentos

Para solucionar um Hanói de 15 discos, são necessários 32.767 movimentos

Para solucionar um Hanói de 64 discos, como diz a lenda, são necessários 18.446.744.073.709.551.615 movimentos.


Acesse o jogo: http://www.somatematica.com.br/jogos/hanoi/



27/10/2011

JOGO BOZÓ

OBJETIVOS E REGRAS
O jogo é composto por 5 (cinco) dados lançados dentro de um copo. O objetivo do jogo é completar as 10 (dez) jogadas diferentes que constituem o jogo somando o maior número de pontos possíveis. O número mínimo de participantes é dois, podendo ter também variações como duplas e trios. Nas rodadas os jogadores podem utilizar um, ou até três lançamentos para atingir uma combinação aceitável para o seu jogo. O primeiro lançamento é sempre feito com todos os cinco dados. E, a partir do segundo lançamento o jogador pode escolher quantos dados lhe convêm arremessar (de um a cinco) de acordo com a jogada almejada. Os dados que ficarem reservados, ou seja, não forem para o copo, deverão ficar sobre a mesa em local de boa visibilidade por parte de todos os jogadores.
As combinações possíveis, utilizando-se dos três lançamentos permitidos, durante o jogo são as seguintes:
  • General - 5 faces iguais; (40 pontos);
  • Quadrada - 4 faces iguais; (30 pontos);
  • Seguida - Uma seqüência nos dados, seja do um ao cinco, ou do dois ao seis. (20 pontos);
  • Full - uma terna mais um par; (10 pontos)
Para as combinações Quadrada, Full e Seguida ainda existe um acréscimo de cinco pontos, caso a combinação seja conseguida em apenas um lance, são as chamadas jogadas de Boca. Temos o General de Boca, que possui a maior pontuação do jogo (100 pontos). 
E ainda há as combinações simples para cada um dos valores das faces do dado, (1, 2, 3, 4, 5, 6), onde a pontuação é dada pelo somatório do número de faces iguais.
Na figura abaixo, segue o esquema utilizado para marcar a pontuação dos participantes, (à esquerda) e suas respectivas pontuações juntamente com os possíveis acréscimos (à direita).
 
 
Não existe ordem estabelecida para a marcação dos pontos. O jogador deve marcar a súmula em todas as rodadas. Ainda tem a opção de “riscar” (anular) uma posição de pontuação que ainda esteja vazia. Nesse caso o jogador perde o direito de marcar pontos nesse espaço pelo resto da partida.
Todos os lançamentos devem ser feitos com os dados (somente os escolhidos para o lançamento) dentro dos copos.
A finalização do lançamento deve ter o copo virado sobre a mesa. Nenhum dado pode “escapar” do copo antes deste ser retirado da mesa. Neste caso, todos os dados são recolhidos e novamente arremessados. Antes de a jogada ser realizada, o jogador pode optar pelo “baixo” que consiste em validar os pontos que estão na face oposta a de cima. 
O somatório da pontuação nas dez jogadas realizadas confere a pontuação final de cada jogador na prova e determina quem ganhou.
Obs.: O jogo é ótimo para trabalhar a idéia de probabilidade.


27/10/2011

JOGO DE XADREZ

Sugestão de site para aprender e desenvolver o xadrez: Clube Torre21 - O xadrez na internet. Você encontrará artigos, lições, exercícios de tática, notícias, dicas e sugestões, jogo online e muito mais. Acesse: http://www.torre21.com//

Para refletir

" A matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o Universo." (Galileu Galilei)

“A perfeição de um círculo não está na sua grandeza, mas na sua redondeza – Deus, o Pai, é o grande círculo que encerra tudo; Jesus não espera que tenhamos o mesmo tamanho de Deus, porém que tenhamos o Seu caráter.” (Pr. César Castellanos)

“Meu amor por Deus é medido no amor que tenho pela pessoa que mais desprezo” (Pr. Reinaldo)

"Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abarca o Universo." (Autor: Albert Einstein)

"A neve e a tempestade destroem as flores, mas nada podem contra a semente." (Gibran Khalil)

“Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se! Você quer ser feliz para sempre? Perdoe!” (Tertuliano)

“As melhores e mais belas coisas no mundo não podem ser vistas, ou mesmo tocadas. Podem ser sentidas, todavia, pelo coração.” (Helen Keller – deficiente visual e auditiva)